Maratona tem esquema especial de trânsito no Rio


29/05/2016 07h55 – Atualizado em 29/05/2016 08h50

Alterações acontecem nas zonas Sul e Oeste.
Evento percorre orlas do Recreio até Botafogo.

Do G1 Rio

 

 

O domingo (29) é de esquema especial de trânsito na Zona Sul do Rio devido a realização da Maratona e da Meia Maratona da cidade. As alterações começaram na noite de sábado, e vão até 14h deste domingo. Vinte e nove mil pessoas se inscreveram para o evento. Confira o vídeo da largada acima, em reportagem da Globonews.

As largadas aconteceram na orla do Recreio e na Barra da Tijuca, a partir das 6h, e chegada no Aterro do Flamengo. O evento percorre a orla dos bairros do Recreio, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo.

A operação de trânsito conta com 60 agentes da Prefeitura do Rio entre Guardas Municipais e controladores de tráfego da CET-Rio, além de 136 orientadores de tráfego contratados pela organização do evento, que irão orientar motoristas e pedestres, garantir a fluidez da via e efetuar as intervenções necessárias. Além disso, o Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região do entorno do evento.

Corredor passa pela Praia de Botafogo durante a Maratona do Rio, em 2015 (Foto: Reprodução/Site Oficial)Corredor passa pela Praia de Botafogo durante a Maratona do Rio, em 2015 (Foto: Reprodução/Site Oficial)

 

Confira, abaixo, as interdições:

Trecho Barra-São Conrado
Das 04h às 14h
Concentração: Avenida Lúcio Costa, Praça Pontal do Tim Maia – Posto 12
Percurso: Praça do Pontal do Tim Maia, Estrada do Pontal, Avenida Paulo Tapajós, Estrada do Pontal, Avenida Lúcio Costa, pista junto a orla, Avenida do Pepê, Rua Sargento João de Faria, Avenida Ministro Ivan Lins e Ponte da Joatinga.

Interdições:
Estrada do Pontal ( sentido Praia da Macumba – Recreio dos Bandeirantes ) – Trecho compreendido entre a Avenida Vereador Alceu de Carvalho e Avenida Gilka Machado;
Estrada do Pontal ( sentido Recreio dos Bandeirantes – Praia da Macumba ) – trecho compreendido entre a Avenida Vereador Alceu de Carvalho e Avenida Gilka Machado;
Avenida Paulo Tapajós – trecho compreendido entre a Avenida Gilka Machado e Estrada do Pontal ; Estrada do Pontal – trecho compreendido entre a Avenida Paulo Tapajós e Avenida Lúcio Costa;

Avenida Lúcio Costa – pista da orla, entre a Avenida Gilka Machado e Início da Reserva Biológica da Barra da Tijuca.;
Avenida Lúcio Costa – toda Área da Reserva da Barra da Tijuca;
Avenida Lúcio Costa – faixa junto a orla, entre o Retorno do Antigo Barril 8000 e Avenida do Pepê;
Avenida do Pepê – faixa da orla, entre a Avenida Érico Veríssimo e Rua Sargento João de Faria;
Rua Sargento João de Faria – faixa a direita do fluxo de veículos, entre Avenida do Pepê e Avenida Ministro Ivan Lins;
Avenida Ministro Ivan Lins – entre a Rua Sargento João de Faria e Ponte da Joatinga.

Trecho São Conrado-Aterro
No trecho entre São Conrado e o Aterro do Flamengo, serão utilizados 8 painéis móveis de mensagensvariáveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e indicarão as rotas alternativas, quando for ocaso. Além destes, painéis fixos da CET-Rio também informarão as condições do tráfego. A operação será iniciada às 20h do sábado com a interdição das pistas do Aterro do Flamengo e somenteserá desmobilizada após a desmontagem das estruturas do evento e da limpeza total das pistas pela Comlurb.

Principais interdições:
Aterro do Flamengo
A partir das 20 h do sábado, dia 28/05, serão interditadas as pistas da Av. Infante Dom Henrique, no mesmo trecho que é fechado para aérea de Lazer.
Orla de são Conrado
A partir de 04 h de domingo a Av. Prefeito Mendes de Morais será interditada no sentido Niemeyer. Este trecho deverá permanecer fechado até 12:30h. Durante essa interdição, o acesso dos moradores deverá ser realizado pela Rua Engº Amandino de Carvalho e a saída pela Rua Princesa Diana de Gales.

Orla do Leblon, Ipanema e Copacabana
A partir de 4h de domingo, as Avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica, serão interditadas nas pistas junto à orla praia e permanecerão fechadas até o término de horário de funcionamento das respectivas áreas de Lazer, às 18h.

As pistas reversíveis junto às edificações serão implantadas no horário normal, às 7h, juntamente com as áreas de lazer.

Av. Niemeyer
Será interditada em ambos os sentidos, a partir das 5h com previsão de abertura parcial a partir das 9h. No horário entre 9h e 13h, a Av. Niemeyer funcionará em mão única, só podendo ser acessada no Leblon em direção à São conrado.

A entrada e saída dos moradores e o acesso aos hotéis poderão ser feitos das 5h às 6 h e das 9h às 13h, somente a partir do Leblon. No horário entre 6h e 9h somente terão acesso veículos de emergência.

ACESSO À MARINA DA GLÓRIA
Em função da interdição das pistas do Aterro do Flamengo, a partir das 20 h de sábado, o acesso ao estacionamento da Marina da Glória, deverá ser realizado pela Av. Beira Mar, no acesso ao Aterro em frente à Praça Luís de Camões, na Glória. A partir desse ponto, haverá um caminho sinalizado com cones e orientado por agentes de
trânsito até a entrada do estacionamento.

ACESSO AO LEME (das 7 h às 13 h)
Os veículos com destino ao Leme deverão seguir pela reversível sentido Botafogo até o Pasmado, com o seguinte trajeto: Av. Princesa Isabel, Túnel Novo (reversível), Av. Lauro Sodré (reversível), virando à esquerda no novo acesso à Rua Gal. Severiano, passando sobre o Túnel do Pasmado e chegando na Av. Venceslau Brás (em frente ao Pinel),
a partir desse ponto deverá voltar pela Av. Lauro Sodré (reversível), Av. Princesa Isabel (reversível), até a Av. Nossa Senhora de Copacabana.

Ligação Copacabana – Botafogo:
No horário entre 07h e 13 h, a melhor maneira de ir de Copacabana para Botafogo e vice-versa é utilizando o Túnel Velho.

Imagem mostra como fica a interdição do bairro de Botafogo durante passagem da maratona (Foto: Centro de Operações da Prefeitura do Rio)Imagem mostra como fica a interdição do bairro de Botafogo durante passagem da maratona (Foto: Centro de Operações da Prefeitura do Rio)

ESTACIONAMENTO PERMITIDO:
O estacionamento para o público em geral será permitido na Praia do Flamengo, ambos os sentidos, junto ao canteiro central e ao longo do meio fio, das 05 h às 14 h, com cobrança pelo sistema “Rio-Rotativo — Período Único”.

Proibição de estacionamento:
A partir das 6h de sábado às 14h de domingo:
• Rua Francisco Otaviano, lado esquerdo entre a Rua Bulhões de Carvalho e a Av. Nossa Senhora de Copacabana (no lado direito o estacionamento já é proibido em qualquer horário).
• Avenida Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo entre a Rua Figueiredo de Magalhães e a Av. Princesa Isabel (no lado direito o estacionamento já é proibido em qualquer horário).
A SEOP – Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Além disso, 08 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de acidente ou enguiço de algum veículo.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
– Usar preferencialmente transporte público coletivo (ônibus ou metrô);
– Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;
– Evitar, sempre que possível, circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios, procurando rotas alternativas
para seus trajetos;
– Pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais sinalizados;
– É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.

Multidão se concentra para largada da Maratona do Rio 2015 (Foto: Site Oficial da Maratona do Rio 2016)Multidão se concentra para largada da Maratona do Rio 2015 (Foto: Site Oficial da Maratona do Rio 2016)

 

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o TV VK RIO AO VIVO ou por Whatsapp e Viber (21) 999-121-080

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s