Prefeitura do Rio inaugura Novo Joá na manhã deste sábado


28/05/2016 08h02 – Atualizado em 28/05/2016 08h08

Objetivo é aumentar em 30% a capacidade entre Zona Sul e a Barra.
Tempo de viagem de São Conrado para a Zona Oeste deve diminuir 60%.

Matheus RodriguesDo G1 Rio

Prefeito Eduardo Paes participou de inauguração do Novo Joá (Foto: Matheus Rodrigues / G1)Prefeito Eduardo Paes participou de inauguração do Novo Joá (Foto: Matheus Rodrigues / G1)

O Novo Joá, via que liga a Zona Sul do Rio a Barra da Tijuca, foi inaugurado na manhã deste sábado (28). Segundo a prefeitura, o objetivo da nova via é aumentar em 30% a capacidade viária entre as duas regiões. As obras, realizadas pela construtora Odebrecht,  ficaram orçadas em quase R$ 500 milhões e pretendem minimizar o congestionamento para os cerca de 85 mil veículos que trafegam por dia na região.

De acordo com a secretaria municipal de Transportes o tempo de viagem para quem se desloca de São Conrado para a Zona Oeste no período da manhã deve diminuir em até 60%. Atualmente, a instalação de uma reversível neste período disponibiliza apenas uma faixa para os motoristas que desejam fazer esse trajeto.

Em entrevista coletiva na quarta-feira (25), o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, destacou que todos os cuidados relacionados a segurança da construção foram adotados. O assunto foi abordado por causa da queda da ciclovia Tim Maia que deixou dois mortos.

Prefeito circula de jipe pela via ao lado dos secretários Rafael Picciani e Pedro Paulo Carvalho (Foto: Matheus Rodrigues / G1)Prefeito circula de jipe pela via ao lado dos secretários Rafael Picciani e Pedro Paulo Carvalho (Foto: Matheus Rodrigues / G1)

“É preciso esclarecer que são situações absolutamente diferentes, com obras diferentes, a Prefeitura realizou milhares de obras ao longo desse tempo salvando vidas, permitindo o carioca viver melhor. É claro que o episódio da ciclovia entristece a todos nós, ele nos obriga a buscar maiores cuidados e condições de dar segurança à população. O prefeito tem determinado todas essas medidas, contratado instituições capazes de fazer avaliações de risco e todas avaliações técnicas. Isso nos dá certamente a condição de dizer aos cariocas e visitantes que todas as obras entregues pela prefeitura atenderão as necessidades e contemplarão a população com os itens de segurança que ela necessita”, afirmou.

Ainda sobre as medidas de segurança adotadas nesta via, Picciani afirmou que a velocidade média estabelecida no local será de 80km/h e disse também que haverá fiscalização eletrônica. O Elevado do Joá funcionará diariamente com três faixas para cada sentido, sendo que entre 23h30 e 4h30 uma pista em cada sentido será fechada para manutenções. Essas inspeções diárias irão verificar iluminação, manutenção de câmeras e outros itens técnicos.

Novo Joá é inaugurado na manhã deste sábado (28) (Foto: Matheus Rodrigues / G1)Novo Joá é inaugurado na manhã deste sábado (28) (Foto: Matheus Rodrigues / G1)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s