Fieis preparam tapetes de sal para celebrar o Corpus Christi no RJ


26/05/2016 07h25 – Atualizado em 26/05/2016 07h46

Milhares se reuniram para confeccionar tapetes em São Gonçalo e na Tijuca.
Foram utilizados cerca de 50 toneladas de sal e 200 sacos de serragem.

Do G1 Rio

Fiéis católicos de várias paróquias do município de São Gonçalo se uniram num mutirão durante a madrugada desta quinta-feira (26), como já é tradição, para a confecção do tradicional tapete de sal, considerado o maior da América Latina. O evento, que já faz parte do calendário religioso, é a atração do município no dia de Corpus Christi.

Na Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, Zona Norte do Rio, a confecção do tapete de sal esse ano fez homenagem também aos jogos olímpicos Rio 2016. ”Nós fizemos um tapete com todo carinho. Ali que comemoramos a festa do Christi. Nós fizemos uma homenagem as olimpíadas”, destacou o padre José Lee.

A confecção dos tapetes começou na noite de quarta-feira (25) e se estendeu para a madrugada desta sexta (26). Em São Gonçalo, a concentração para a missa começou às 7h, e às 8h os fieis assistiram a missa na matriz São Gonçalo de Amarante. Às 9h começa a procissão, momento em que os fieis passam por cima do tapete. A previsão de término da solenidade é às 11h.

“Corpus Christi é nossa fé na presença real de Jesus Cristo na eucaristia. Essa festa foi instituída no século 13, principalmente para evidenciar essa nossa crença e depois se espalhou amplamente pelo mundo todo, chegando aqui no Brasil com a colonização e, em São Gonçalo, começou em 1995, então já estamos com alguns anos de tradição aqui em São Gonçalo”, explicou o padre André, vigário episcopal de São Gonçalo, ressaltando que cada tapete mede 3 metros de largura, por cinco metros e meio de comprimento e antes de 1995 os tapetes eram confeccionados dentro de cada paróquia da região.

Como em anos anteriores, a confecção dos tapetes no município utilizou aproximadamente 50 toneladas de sal, 200 sacos de serragem de 100 litros e inúmeros tubos de xadrez para confecção dos 241 tapetes.

“Tínhamos ontem à noite em torno de sete mil pessoas confeccionando os tapetes. São pessoas simples, não são artistas. São pessoas simples, que não trabalham com isso, mas que a gente elenca uma série de temas, eles pesquisam, planejam, escolhem as imagens, vêm os versículos bíblicos que vão estar utilizando. São realmente pessoas simples que são os artistas”, destacou o padre.

O evento já virou patrimônio público cultural e religioso do município e os fiéis percorrem cerca de 1,5 km, até chegar ao Sesi, onde há a bênção do Santíssimo Sacramento. O arcebispo metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidirá a celebração eucarística de Corpus Christi.

O objetivo da solenidade é celebrar a festa do corpo e sangue de cristo. A comemoração foi instituída pela igreja católica em 11 de agosto de 1264, pelo papa Urbano IV. O momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade (pai, filho e espírito santo).

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o TV VK RIO AO VIVO ou por Whatsapp e Viber (21) 999-121-080

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s