Elevado do Joá será inaugurado no próximo sábado, no Rio


24/05/2016 09h26 – Atualizado em 24/05/2016 09h26

Ligação entre São Conrado e Barra da Tijuca custou R$ 458 milhões.
Segundo a Prefeitura, obra vai melhorar tráfego em 35% entre os bairros.

Do G1 Rio

Elevado das Bandeiras, em novembro de 2015 (Foto: João dos Anjos / Divulgação)Elevado do Joá, em novembro de 2015 (Foto: João dos Anjos / Divulgação)

 

O novo Elevado do Joá, que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca, será inaugurado no próximo sábado (28). O projeto faz parte das intervenções viárias para as Olimpíadas do Rio e promete melhorar em 35% a capacidade de tráfego entre São Conrado e a Barra da Tijuca.

O investimento total da obra é de R$ 457,9 milhões e o novo trecho terá fluxo somente no sentido Barra da Tijuca, mas poderá funcionar com faixa reversível. Além dos dois novos túneis, paralelos aos já existentes, haverá mais uma pista e uma ciclovia. A faixa para ciclistas se ligaria à Ciclovia da Niemeyer para compor o trajeto “Tim Maia”, mas o local foi interditado após um acidente deixar duas pessoas mortas.

As obras tiveram início em junho de 2014. Nas imagens cedidas ao G1 pela Geo-Rio, há três trechos do trajeto, fotografado em pelo menos três etapas distintas da construção. São eles o Elevado das Bandeiras, a Ciclovia do Joá e a Ponte da Joatinga.

O maior desafio do projeto, segundo o presidente da Geo-Rio, Márcio Machado, foi a escavação dos dois túneis, semelhantes aos já existentes no Elevado do Joá. Um deles tem aproximadamente 220 metros, e o outro, 430 metros; totalizando 650 metros de via perfurada em rochas. Estes dois novos túneis foram perfurados mais de 40 anos depois dos primeiros. O Elevado do Joá foi construído no começo da década de 70.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o TV VK RIO AO VIVO ou por Whatsapp e Viber (21) 999-121-080

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s